quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Divulgado o nome de quem estará à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

O professor Éder Julio Kinast, que atualmente responde pela coordenação da Área das Ciências Exatas e Engenharias da Uergs, assumirá a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs na gestão de Fernando Guaragna e Leonardo Beroldt.

Éder é bacharel em Física pela Ufrgs (1998/2), mestre em Física pela Ufrgs (Abril de 2000) e doutor em Ciências – Física Experimental – pela Ufrgs (Setembro de 2003), com Doutorado Sanduíche no CNRS-Grenoble/França (2002).
Desde 2012 exerce a função de Coordenador da Área das Ciências Exatas e Engenharias, e como tal participa de diversas comissões, tal como a Comissão de Concursos Docentes e as Comissões Centrais da Proens e Suplan, além das comissões de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos da área.
Em 2004 ingressou na Uergs por concurso temporário, com lotação na Unidade em Ibirubá. Em 2006 foi aprovado no segundo concurso temporário e em 2007, ingressou em concurso permanente de Adjunto em Ciências Exatas. Já ministrou disciplinas nas Unidades em Ibirubá (lotação em 2004/2), São Luiz Gonzaga, Cidreira, Cachoeira do Sul, São Borja e Novo Hamburgo, onde é lotado desde 2005/1.
Entre 2006 e 2008 exerceu a coordenação do CST em Automação Industrial da Uergs e em 2008, acumulou essa atividade com a coordenação da Unidade em Novo Hamburgo. Em 2012 foi professor formador da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (Regesd) pela Uergs e em 2013 exerceu a representação institucional da Uergs junto à Rede.
Na Uergs, desenvolve orientação acadêmica nas áreas da eficiência e autossuficiência energética, determinação de estruturas tridimensionais de sólidos a partir de soluções numéricas em ligas e óxidos, softwares dedicados, inteligência artificial e simulação de sistemas, algumas delas com fomento da Fapergs e CNPq. Além disso, faz parte de Grupo de Pesquisa de Magnetismo e Materiais Magnéticos junto à Ufrgs e ao CNRS/Grenoble, onde participou em três missões, como professor-pesquisador pela Uergs. Como pesquisador levou o nome da Universidade para diversos congressos, além de 12 dos 25 artigos publicados.
Entende que a pesquisa e pós-graduação avançou na Uergs, mas faz-se necessária ainda a definição de uma política mais integrada para que se possa conquistar a pós-graduação stricto-sensu.

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0514100305211540

Nenhum comentário:

Postar um comentário