PLANO
DE GESTÃO (2014-2018) –AVANÇA MAIS! A
Uergs unida em busca da consolidação acadêmica e autonomia universitária.
APRESENTAÇÃO
Este plano apresenta as
propostas de gestão para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no
período de 2014 a 2018, elaboradas e idealizadas por pessoas de diferentes
regiões, ligadas a diversos segmentos da Comunidade Universitária, em
composição com o atual grupo eleito em 2010.
Neste documento serão
apresentadas as perspectivas de trabalho frente aos avanços dos últimos quatro
anos, período em que significativas conquistas foram obtidas para a Uergs, rumo
a sua consolidação como Universidade pública, sua autonomia universitária, a estruturação
física, o Plano de Empregos, Funções e Salários e as contratações de pessoal
técnico, de apoio administrativo e docentes.
Além disso, serão
apresentadas linhas de ação para o enfrentamento dos desafios e problemas históricos
e que persistem na Uergs. A partir dos anseios observados nos diferentes fóruns
da Universidade, uma grande discussão junto à Comunidade se faz necessária para
que se possa (re)definir o papel da Universidade na conjuntura atual, de modo
que se tenha as condições exigidas pelo sistema de ensino vigente, no
atendimento de sua missão institucional.
Desde 2011, a Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul conta com a sua primeira gestão eleita,
conquistada com a luta de muitas pessoas em várias frentes. Neste período, foi
possível dimensionar os desafios de se gerir esta Universidade junto às limitações
financeiras do Estado e da própria instituição.
As propostas apresentadas
apontam a ampliação das políticas de gestão na direção da consolidação da
Universidade, na busca de sua maior autonomia, excelência acadêmica e de gestão,
aproximando-a ainda mais da Comunidade Universitária, de modo a cumprir nosso
compromisso singular com o Estado do Rio Grande do Sul, o de promover uma
formação humana condizente e qualificada para o desenvolvimento econômico e
social das diversas regiões do Estado.
CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE
Conforme Plano de Gestão
2010/2014 e o Projeto Político- Pedagógico Institucional, uma Universidade
Pública como a UERGS precisa ser gerida em suas diferentes dimensões; é
necessário um projeto que produza o reconhecimento de sua função social, para
poder articular, de forma indissociada, o Ensino/Pesquisa/Extensão voltada ao
ser humano que a mesma propõe formar.
A Universidade, como universitas,
desde as suas origens pressupõe o coletivo[1] e
a diversificação do ser humano em suas diferentes dimensões na multiplicidade
dos espaços acadêmicos. Por isso, a Universidade é laica e plural e tem o
compromisso de dialogar com o conhecimento acumulado e produzido por este ser
humano, produzindo novos conhecimentos e contemplando suas diferentes relações
com o mundo. A Universidade se constitui então neste locus da
diversificação, da interlocução, de debates e de conflitos constituídos por
múltiplas ideias que contém o conhecimento acumulado, mas principalmente, pela
pluralidade dessas formas humanas de pensar, perceber e conhecer o mundo no
qual fazemos nossa participação.
Como Universidade, é
preciso compreendê-la, também, por tudo o que acumula e produz no terreno das
artes, da cultura, da linguagem e das ciências.
Para tanto, a Uergs
precisa produzir um Ensino de graduação e pós-graduação com qualidade, bem como
ações indissociáveis nos campos da Pesquisa e Extensão, fundamentadas
nos princípios éticos de uma instituição pública, com caráter inclusivo e
interesses na produção do conhecimento que atenda as necessidades da população
presente em nosso Estado.
É preciso considerar,
ainda, que a Uergs é uma Universidade estendida em diferentes regiões do Rio
Grande do Sul. Esta é uma de suas características principais. Estar
descentralizada, a coloca numa condição bastante peculiar: a do conhecimento e
do reconhecimento da realidade local e regional, a qual está inserida. Isto
coloca a UERGS numa situação privilegiada: a maior rede presencial de unidades
de serviços dentre as Instituições de Ensino Superior do Estado.
Assim, entendemos que em
seu projeto a Universidade precisa intensamente apostar no Ensino, na Pesquisa,
na Pós-Graduação e na Extensão, indissociadamente, mas também produzir um
movimento de reflexão e crítica sobre a sua atual situação, tendo em vista que
o cenário da Educação Superior no país e em nosso Estado vem sendo conduzido
por ampla política de expansão. Nesse contexto e para além dele, as instituições
públicas de Educação Superior são instadas ao debate, com a sua comunidade
acadêmica e o conjunto da sociedade, seja pela nova configuração ou pela
discussão franca e "para valer" do conjunto de suas atividades, como
nos alertava Panizzi (2002).
Por isso, a importância de a Universidade constituir diferentes espaços, onde docentes, discentes, técnicos e comunidade rio-grandense possam, ativamente, atuar. Nesta perspectiva, então, passamos a reforçar a necessidade da construção de um Planejamento de Ação coletiva, a ser constituído, considerando as diferentes instâncias participativas e deliberativas da Uergs, com referência nos eixos iniciais desse Plano de Gestão e que contemple as múltiplas necessidades propostas “pelo ser humano” da UERGS, sem perder de vista as abordagens do fazer Ensino/Pesquisa/Extensão, também com suas rotinas burocrático-administrativas, já que a prática na Universidade Pública necessita ser assumida em todas as suas dimensões: político-social, histórico-cultural e pedagógico-administrativa.
Por isso, a importância de a Universidade constituir diferentes espaços, onde docentes, discentes, técnicos e comunidade rio-grandense possam, ativamente, atuar. Nesta perspectiva, então, passamos a reforçar a necessidade da construção de um Planejamento de Ação coletiva, a ser constituído, considerando as diferentes instâncias participativas e deliberativas da Uergs, com referência nos eixos iniciais desse Plano de Gestão e que contemple as múltiplas necessidades propostas “pelo ser humano” da UERGS, sem perder de vista as abordagens do fazer Ensino/Pesquisa/Extensão, também com suas rotinas burocrático-administrativas, já que a prática na Universidade Pública necessita ser assumida em todas as suas dimensões: político-social, histórico-cultural e pedagógico-administrativa.
DESAFIOS E COMPROMISSOS DA GESTÃO
Superada a crise que
colocou em risco a existência da Uergs, novos desafios se apresentam. Muitos
avanços ocorreram nos últimos 4 anos, o que resulta em novas perspectivas e
horizontes, inclusive para as problemáticas que persistem.
A consolidação da Uergs e
a busca pela excelência acadêmica e de gestão são nossos principais desafios
para os próximos 04 anos. Para que esses avanços se realizem, é necessário o
enfrentamento com coragem de problemas históricos da Universidade, que para
serem superados exigem ações em variadas frentes.
Nossos desafios para a
consolidação da Uergs traduzem-se na busca de maior autonomia financeira e
administrativa da Universidade, na continuidade da conquista e manutenção de
infraestrutura física condizente com as necessidades da Universidade, na
revisão e no realinhamento dos documentos legais da instituição e na
implantação dos cursos de pós-graduação stricto
sensu.
A autonomia financeira e
administrativa, prevista na Constituição Federal de 1988[2] e
na Lei Federal nº 9.394/96 (LDB), deve ser pautada mediante a garantia do
repasse integral do percentual previsto na Constituição Estadual de 0,5% do
orçamento do Estado para o Ensino Superior Estadual, da implantação do Fundo
Especial da Uergs - FEUergs e da ampliação dos poderes e responsabilidades da
instituição em processos técnico-administrativos gerenciados atualmente pelo
Estado, tais como licitações, obras, etc.
A busca pela excelência
acadêmica e de gestão é pautada pelo aumento do quadro de servidores (docentes
e funcionários técnicos e de apoio administrativo) e garantia de reposição
automática e imediata em função de desligamentos e afastamentos temporários,
visando garantir a continuidade e estabilidade dos serviços prestados pela
instituição; pela implantação das estruturas administrativas previstas nas
Unidades de centralidade Sede dos Campi Regionais indicadas pelo Consun, com
consequente desconcentração de processos administrativos; e com a implantação
de políticas de gestão estratégica de pessoas e do capital humano da
instituição.
Considerando que o quadro
de docentes e de funcionários, juntamente com os estudantes, é o maior
patrimônio de uma Universidade, esse é um grande desafio que precisa ser
encarado, mediante a captação de recursos para a execução de programas de
formação contínua, de capacitação, de qualidade de vida no trabalho, gestão do
clima e da cultura organizacional e gestão do conhecimento.
Como efeito, a implantação da pós-graduação stricto sensu passa a ser um desafio a ser encarado nas diferentes
dimensões de planejamento da Uergs. Os
programas institucionalizados devem seguir os preceitos do PPA (Plano
Plurianual) do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do PPPI (Plano Pedagógico
Político Institucional), orientados às diretrizes em Educação, Artes, Gestão e
Políticas Públicas; Alimentos, Agroindústria, Agricultura Familiar, Desenvolvimento
Rural, Biologia Marinha e Costeira, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia
Ambientais; Energias Renováveis, Bioprocessos e Bioengenharia, Tecnologia da
Informação, Micro- e Nano-eletrônica. Os programas se constituem em conjuntos
articulados de ações de pesquisa e/ou Pós-graduação nas áreas das ciências
humanas, vida e meio ambiente, exatas e engenharias que possibilitam a
produção, o gerenciamento e a divulgação de ciência, tecnologia, inovação,
cultura, artes e humanidades Estes programas poderão ser criados, a partir do
diagnóstico e prognóstico da realidade regional e nacional, ouvida sua Comissão
Central, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. As ações dos Programas de
Pós-graduação stricto sensu serão executadas através dos docentes, técnicos
do quadro efetivo da Universidade, em conjunto com acadêmicos podendo compor
com pesquisadores e alunos colaboradores de outras Universidades e Instituições
Públicas, Privadas e Organizações Sociais.
VALORES
Tendo em vista os valores
institucionais constituídos presentes no Projeto Político Pedagógico
Institucional da Uergs, a seguir, passamos a apresentar os eixos da política de
gestão para o período.
* Democracia e
participação coletiva nas decisões;
* Indissociabilidade das
atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
* Formação humana
integral;
* Respeito às diferenças e
diversidades socioculturais;
* Respeito à pluralidade
de ideias e credos;
* Compromisso com a ética,
cidadania e inclusão social;
* Foco no desenvolvimento
regional sustentável;
* Compromisso para uma
Educação de excelência.
EIXOS
DA POLÍTICA DE GESTÃO: exposição das linhas estratégicas, objetivos, metas e
ações específicas
Com
base nesses pressupostos, na missão, objetivos institucionais e na atual
configuração da UERGS, apresentamos, de forma sistemática, os seis eixos que compõem
a organização básica do trabalho que propomos para a UERGS. Esses se encontram
orientados por linhas estratégicas que nortearão as ações da gestão.
Sob
essa configuração passamos a apresentar os objetivos, metas e ações referentes
a cada uma das linhas que se apresentam.
EIXO
I – Gestão Administrativa e Financeira
EIXO
II – Gestão da Infraestrutura Acadêmico-Administrativa
EIXO III – Gestão de
Pessoas
EIXO IV – Gestão
Pedagógica: Ensino, Pesquisa e Extensão
EIXO V – Assistência
Estudantil
EIXO VI –
Institucionalização da Universidade
EIXO I – GESTÃO ADMINISTRATIVA E
FINANCEIRA
Linha Estratégica ® Instalação das estruturas administrativas nas Unidades
Sede de Campus Regional
Objetivo ®
Desconcentração administrativa
Meta ®Maior
eficiência nos processos administrativos e na aplicação dos recursos
Linha Estratégica ®Ampliação da
capacidade orçamentária e financeira
Objetivos ® Qualificação da gestão
financeira, ampliação das condições de investimento em infraestrutura e
eficiência na aplicação dos recursos públicos
Meta ®Autonomia
financeira
EIXO II – GESTÃO DA INFRAESTRUTURA
ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA
Linha Estratégica ®Viabilizar a
construção e/ou reforma de prédios para melhoria das condições de
infraestrutura das Unidades
Objetivo ®Qualificar a
infraestrutura física da UERGS
Meta ®Melhoria da
infraestrutura física das Unidades, Bibliotecas e Reitoria
Linha Estratégica ®Modernização
e adequação das instalações das Unidades, Bibliotecas e Reitoria
Objetivo ®Dar
continuidade ao processo de qualificação da infraestrutura
acadêmico-administrativa de secretarias, laboratórios e bibliotecas
Meta ®Continuidade na aquisição dos
mobiliários, equipamentos e ampliação do acervo e melhoria do suporte
tecnológico,
EIXO
III – GESTÃO DE PESSOAS: valorização do corpo funcional
Linha Estratégica ®Valorização
do corpo técnico, de apoio administrativo e docente da Uergs.
Objetivo
®Implementação
de políticas de gestão de pessoas, reconhecendo-as como o mais importante
patrimônio da Universidade.
Meta
®Desenvolvimento
pessoal e profissional e a consequente eficiência dos serviços ofertados.
EIXO
IV – GESTÃO PEDAGÓGICA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Linha Estratégica ®Fortalecimento do Ensino de Graduação
e Expansão da Pós-Graduação
Objetivo®Adequar os serviços de ensino às
demandas regionais e horizonte estratégico da Uergs.
Meta®Reavaliar a
oferta dos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu nos Campi Regionais, fortalecendo, substituindo e/ou
ampliando os cursos da UERGS.
Linha Estratégica ®Ampliação da
mobilidade acadêmica mediante intercâmbios e parcerias
Objetivo®Estabelecer parcerias acadêmicas com
Instituições Nacionais e Internacionais.
Meta®Qualificar
ensino, pesquisa e extensão;
Linha Estratégica ® Fortalecimento da Pesquisa Acadêmica
Objetivo®Consolidar a
política de pesquisa acadêmica na Universidade.
Meta
®Fortalecimento de grupos de pesquisa, conforme as
deliberações dos fóruns das áreas.
Linha Estratégica ®Fortalecimento e qualificação da
Extensão Universitária.
Objetivo
®Consolidar
a política de extensão da Universidade, alinhada à Política Nacional de
Extensão.
Meta
® Qualificação
dos processos e ações de extensão.
EIXO V –Políticas de apoio
Estudantil
Linha Estratégica ®Ampliação de
políticas de apoio aos estudantes.
Objetivo®Expandir os serviços de atendimento e
orientação aos acadêmicos, buscando melhorar a qualidade do ensino e diminuir a
evasão.
Meta®Qualificar
os serviços de apoio da Universidade ao corpo discente.
EIXO
VI – Institucionalização da Universidade
Linha Estratégica ® Garantia da autonomia da
Universidade.
Objetivo® Realizar ações que solidifiquem as
bases legais da instituição
Meta®Institucionalização
da Uergs e a garantia da autonomia universitária.
Linha Estratégica ® Ampliação dos
processos de participação da comunidade universitária
Objetivo ® Ampliar a
gestão democrática participativa na Uergs
Meta ®Melhoria nos
canais de comunicação e da relação Institucional.
REFLEXÕES FINAIS
Não restam dúvidas de que
o papel desempenhado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, vem
avançando e sendo cada vez mais reconhecido dentro do âmbito do ensino superior
estadual, bem como no nível de instituição estadual. Também não há dúvidas de
que esse avanço se deu a partir das ações desenvolvidas nos últimos anos,
visando a consolidação da Uergs. Através, principalmente, de ações que
resultaram no aumento orçamentário, na captação de recursos federais, na
inclusão no patrimônio da Universidade de imóveis e áreas e, os programas de
assistência acadêmica implementada foram pontuais e imprescindíveis para esse
avanço.
Contudo, esse avanço ainda não foi suficiente
para atender a todas demandas existentes e para o alcance das condições
esperadas e necessárias. A gestão institucional, precisa continuar a ser
revista em seus diversos aspectos, a fim de viabilizar maior agilidade
administrativa e pedagógica.
A partir do realinhamento
dos documentos legais, espera-se que a Universidade avance no sentido de ganhar
maior autonomia, perpassando por desafios externos à Universidade, que devem
contar com muita determinação e parceria dos órgãos do Governo do Estado, para
que sua estrutura diferenciada seja naturalizada pelo âmbito governamental,
viabilizando o cumprimento de sua missão junto ao desenvolvimento do estado.
Este realinhamento deve
revisitar o papel da Uergs definido através de sua lei de criação, levando em
conta o novo cenário acadêmico, social e econômico frente ao desenvolvimento do
estado na última década.
No que diz respeito a
consolidação dos Cursos de Pós-Graduação stricto
sensu, entendemos que ao atingirmos a excelência na indissociabilidade do
ensino, pesquisa e extensão, alcançaremos também a excelência na
indissociabilidade no ensino de Pós-graduação na Uergs.
O presente Plano de Gestão representa uma proposta para o
próximo quadriênio, construído a partir da leitura atual do cenário e das
projeções que são desejadas e possíveis para a Universidade. Porém, não se
apresenta como proposta pronta, pois em um ambiente universitário, democrático,
plural e participativo sempre existe espaço para novos caminhos a serem
traçados.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei 9394 - Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Dezembro de 1996.
PANIZZI,
Wrana. A Universidade Pública em Debate
no Cenário Internacional. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e
Regionais. V.4, número 1/2 maio-novembro. 2002.
RIO GRANDE
DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 03 de outubro de
1989.
___________ Lei nº 11. 646, de 10 de julho de 2001. Criação da
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.
__________.Decreto
Estadual 43.240/04,
de aprovação do Estatuto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
__________. Lei Estadual nº 13.968/12.
Plano de Empregos, Funções e Salários. D.O.E.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO
SUL. Resolução 003/2010 do Conselho
Universitário. Regimento Geral da Universidade Estadual do Rio Grande do
Sul.
__________. Relatório
de Atividades. Reitoria da UERGS. Corag, 2009.
ULLMANN,
Reinholdo & Bohnem, Aloysio. A
Universidade: das origens à renascença. São Leopoldo, Editora da Unisinos,
1994.
Fernando
Guaragna Martins
Reitor
Leonardo
Beroldt
Vice-Reitor
[1] ULLMANN,
Reinholdo & Bohnem, Aloysio. A Universidade: das origens à renascença. São
Leopoldo, Editora da Unisinos, 1994.
[2]
Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica,
administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio
de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
§ 1º É facultado às
universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma
da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996).
§ 2º O disposto neste
artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica.
(Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996).
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